Vitiligo

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por perda da coloração da pele, em virtude da destruição dos melanócitos, células que formam a melanina, pigmento que dá cor à pele. Da parte dermatológica vemos manchas brancas pelo corpo, mas o que infelizmente acontece são transtornos psicológicos, como baixa autoestima, pouca qualidade de vida e retração social.

O vitiligo preocupa principalmente no âmbito dos sintomas psíquicos provocados e por isso os pacientes precisam de acompnhamento médico e psicológico para as manchas não serem o foco da vida. Somado ao apoio psicológico, está também o apoio da família.

As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas a genética, exposição solar ou química, alterações autoimunes,  estresse e traumas psicológicos podem desencadear o surgimento ou agravamento do vitiligo. Além disso, os pacientes com vitiligo deve evitar fatores de trauma local como roupas apertadas que pressionam ou causam atrito sobre a pele, além de se proteger da exposição solar!

Ao surgir as primeiras manchas na pele é necessário procurar um médico especialista,  apto para diagnosticar e realizar o tratamento individualizado da doença. Quanto mais cedo se começa o tratamento, maior é a chance de controlar e interromper a propagação das manchas e repigmentar a pele. A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita (UVB-nb), fototerapia com ultravioleta A (PUVA), laser, são alguns dos tratamentos disponíveis.

Quais os locais mais comuns de ver lesões iniciais?

1) Mucosas (labial ou genital)
2) Extremidades (dedos)

Mas alguns casos as manchas podem acometer de maneira difusa e universal o corpo.

Aqui abaixo coloquei dois vídeos bastante interessantes, um é o depoimento da Eliane Medeiros, modelo que têm vitiligo, superou o preconceito e vive normalmente! O segundo é uma entrevista de Mariana Ferrão com Maika Celi, fundadora do projeto “Vitiligo meu lugar ao Sol”. Confiram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s