Vitamina C

Queria falar sobre vitamina C há um tempo aqui, demorei, mas enfim resolvi falar um pouquinho dos grandes benefícios da vitamina C para a pele e minha experiência com essa que se tornou uma rotina diária!

Falar em vitamina C é falar em propriedades antioxidantes, redução das linhas finas de expressão, restauro da luminosidade natural e textura, quando usado diariamente e a longo prazo. Quando falamos de antioxidante falamos de proteção contra estresses oxidativos endógenos e exógenos, por inibir radicais livres. A vitamina C ou Ácido Ascórbico é um dos principais antioxidantes estudados e comentados nos últimos tempos, e participa dos processos celulares de oxirredução, biossíntese de catecolaminas, prevenção do escorbuto e defesa contra infecções.

Na pele, o benefício abrange a fotoproteção e, por isso, seu uso é recomendado pela manhã antes do filtro solar. E quando falamos em prevenir manchas, a vitamina C tem um papel bem sólido, na medida que atua tanto na inibição da melanogênese, quanto na ação despigmentante, impedindo a formação de melanina tirosinase dependente, ou seja menos manchinhas solares na pele.

Falar de vitamina C é falar de ação antienvelhecimento também, pois ela é essencial na biossíntese de colágeno e ação anti-inflamatória, reduzindo a vermelhidão do pós-laser e da rosácea.

Tudo bem, Alyne, mas com todos esse benefícios, qual é o problema da vitamina C? O problema é sua característica hidrofílica, o que dificulta a penetração na pele, além de sua instabilidade. A degradação da vitamina C ou ácido ascórbico ocorre em situações de pH ou temperatura elevados, íons metálicos e oxigênio, e nessa degradação ocorre a descoloração da substância, ganhando um aspecto amarelado muitas vezes, que pode variar de embalagem e condições de armazenamento e por isso, cada marca organiza esta substância de uma forma que consiga manter a estabilidade da tão desejada vitamina C.

Tenho tido experiência com algumas vitaminas C, claro que toda e qualquer indicação de uso deve ser feita pelo seu dermatologista, sempre!! Vou falar de algumas novidades nessa área para vocês conhecerem algumas opções que tenho gostado muito!

A ActiveC10 da La Roche Posay, foi uma das minhas primeiras experiências com vitamina C, gostei bastante, achei que ela funciona bem para peles mais secas. A C-Superieur da ROC foi usada muito tempo por mim, a única desvantagem é a embalagem que necessita ser misturada na hora do uso, devido aquela propriedade que mencionei acima da instabilidade, porém achei que funcionou bem para peles com tendência à oleosidade. A Mantecorp trouxe Ivy C, associando além da vitamina C, ácido hialurônico e retinol, outros importantes agentes contra o envelhecimento. A FQM Melora trouxe as maravilhosas cápsulas do Monoderma (Melora C), que achei fantástico pela propriedade em deixar a pele com aspecto aveludado, a única desvantagem é o uso das cápsulas que dificulta o uso mais de uma vez, porém eles trouxeram como outras alternativas a vitamina C em mousse aerossol. Uma outra queridinha é a U.SK Super C com 20% de vitamina C estabilizada e vitamina E. Para finalizar vou mencionar a novidade da Kiehl’s com o Powerful-Strength Line Reducing Concentrate com 12,5% de vitamina C e ácido hialurônico, eles reformularam e melhoraram a fórmula de um dos best-sellers da marca!

Sempre converso com meus dermatologistas sobre essas novidades do mundo dos cuidados com a pele e saúde. Consulte também seu dermatologista sempre e busque tratamentos adequados e indicados para o seu tipo de pele! 😉

Essa fotinho aconteceu no brunch de lançamento da nova vitamina C da Kiehl’s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s