Orgulho Basco

A segunda parte da nossa viagem foi conhecer o País Basco (Bilbao e San Sebastían), e claro provar a tão famosa culinária estrelada de Michelin.

San Sebastían ou Donostia, como também é conhecida, foi uma cidade surpreendente. Começamos nos surpreendendo com a diferença cultural que o País Basco apresenta em relação a Espanha, e por isso não é atoa que muitos defendam ideias separatistas. Andamos pela cidade e vimos, bandeiras nas janelas, adesivos colados, pixações defendendo a separação do país.

Ao chegarmos, fomos surpreendidos pelo hotel que ficamos no alto do Monte Igueldo (Mercure), onde se tem a vista mais linda de San Sebatían!! Basicamente o passeio pela cidade é rondar o centro e parar de bar em bar para provar os pintxos, que surgem de uma fatia de baguete com algum tipo de cobertura mantida em pé no pão graças a um palito (pintxo). Não deixem de provas as versões com anchovas ou jamón ou bacalao (bacalhau fresco)! Qual bar é o melhor? Difícil escolher um só, afinal cada um tem sua especialidade.

Agora se a ideia é jantar em alto estilo, opte pelos 3 estrelas Michelin: Arzak ou Akelare. Ou mesmo, um pouco mais distante, o Mugaritz. Lugares incríveis que valem provar o menu degustação! Se o budget não permitir gastar nesses restaurantes, posso afirmar que existem excelentes opções também pelo centro da cidade. Conhecemos, quase que por acaso, o Restaurante Gandarias e provamos não só os melhores pintxos daquela viagem, como também a famosa Txuleta (comida basca tradicional). Não deixem de conhecer: comida e atendimento impecáveis!!

Se podemos dar uma dica boa, é se perder em San Sebastían provando a cada esquina uma taça de vinho ou um GinTônica clássico a beira mar na praia De La Concha ou Zurriola. Caminhar pela orla é uma delícia também e não deixem de sentar em dos banquinhos e observar o movimento dessa cidade tão acolhedora.

Foi na praia de Zurriola, que conhecemos a loja de um profissional que confecciona os melhores pães da região, servidos naqueles restaurantes de estrelas Michelin que falei antes. O @donbor82 nos deu uma aula de panificação e fermentação natural, recentemente soubemos que ele vai comandar as pizzas em @Theloafbakeries. Estamos ansiosos para conhecer esse novo projeto!

Saindo de San Sebastian, em praticamente uma hora, você chega em Bilbao, e eis que uma cidade nova surge nos seus olhos.

Eu fiquei impressionadíssima com Bilbao! Que cidade moderna!! Assim que chegamos passamos pela ponte do Rio Nervion e damos de cara com o Museu Guggenheim, uma flor vista de cima feito totalmente de titânio. Andando a pé mesmo, em direção ao centro, mais bares de pintxos, o melhor foi o El Viña del Ensanche! Por favor, conheçam e provem exatamente um de cada do cardápio!!

Se tiverem um tempinho a mais, ande pelas margens do Rio Nervion em direcão a parte velha da cidade, um verdadeiro contraste!!

Nosso tempo no país Basco foi bem curto, porém conhecemos um lugar que eu nunca imaginei que iria conhecer. Daqui nossa viagem seguiu para Barcelona, aguardem no próximo post!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s