Empodere suas ideias

Como muitos sabem me formei em medicina e estou há mais de um ano estudando para a prova da residência. Assim como eu muitos estão nessa luta. Não é fácil, a gente estuda, estuda e cada vez parece que nosso sonho quer se distanciar. Esse pensamento é justamente a contramão que devemos seguir. Alguns pensamentos podem parecer inocentes, mas no fundo eles boicotam seus sonhos e menosprezam sua meta. 

Que tal mudarmos a linha de pensamento?

Se ao invés de “fulano passou naquele concurso e eu não” escolhermos “em cada página que leio, em cada exercício que eu resolvo, estou mais perto da vaga daquele concurso que tanto almejo“?! Comparar-se ao outro é o maior abismo que podemos entrar. Entenda seu desafio, sua realidade e seus objetivos, focando em como alcançá-los. Substitua palavras de negação por frases afirmativas, como “não consegui” em “vou conquistar”.

E se trocarmos “Preciso estudar mais forte hoje que ontem” por “Hoje vou fazer de tudo para dar o meu melhor, e cada dia mais“?! Nem todos os dias temos a mesma vontade, e é por isso que é normal que nosso desempenho caia um pouquinho de vez em quando. A autocobrança é tão traiçoeira, que ela aumenta a ansiedade e pode jogar todo o planejamento água abaixo por causa das frustrações.

E que tal virar o disco do “Sou o/a pior da turma e nunca vou ser aprovada” por “Já estou melhor que há um ano atrás e posso ir ainda mais longe“?! No começo parecia impossível decorar todas as estruturas anatômicas envolvidas na hérnia inguinal, como foi meu caso, mas uma coisa é certa, é de mãos dadas à dedicação que após um tempo tudo flui melhor. Metas a curto prazo são atingíveis e dignas de comemorações!

Nada de “que raiva, poderia estar me divertindo enquanto estou aqui“; mas sim “quando eu cumprir meu objetivo estarei tão feliz“! Basta imaginar entrando como residente naquele serviço de saúde tão almejado!

Boa sorte e boas metas para gente ao longo desse ano!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s