Plano de voo: Chapada Diamantina – parte 2

IMG_2549

A segunda parte da viagem (para ver a primeira parte clique aqui) foi em direção ao Vale do Capão. Andamos aproximadamente 62km de jipe, sendo metade em asfalto e metade em terra. Por conta da chuva o jeito foi fazermos os translados maiores de jipe, porque o que era terra virou lama e pequenos riachos ao longo da trajetória, mas que não era nenhum obstáculo para o jipe do Carlos!

Assim que chegamos no Vale do Capão percebemos o clima natureba do lugar, uma galera mais hipppie que andava pelo vale, pousadas ecológicas ao longo do caminho, um circo no meio de uma chácara, centros de terapia holístisca, tudo num clima zen que trazia um pouco de mistério e magia ao lugar. Sabe aquele lugar que a gente ouve falar que é parado no tempo? Esta é a impressão que eu tive quando pegamos a estrada do Capão. Para começo de conversa, a vida nesse recanto da Chapada é cercada de boas energias e grande interesse por tudo o que é saudável. Há alguns meses atrás o Globo Repórter veio fazer uma matéria sobre a Chapada Diamantina, e a sede da equipe foi no Vale do Capão. Vou deixar o link no fim do post aqui para os que quiserem conferir a matéria.

Moradores do Vale

Moradores do Vale


Moradores do Vale

Moradores do Vale

IMG_2781

IMG_2780

Regras do Vale

Regras do Vale

É no Vale do Capão que se encontram algumas das mais bonitas paisagens e optamos por pernoitar na Pousada do Capão, pois era uma alternativa logística para conhecer a Cachoeira da Fumaça, uma das mais famosas da Chapada, com 380m.

Acordamos bem cedo e nossa próxima trilha seria a caminhada para a Cachoeira da Fumaça, seriam 12 km com percurso em aclive e terreno plano, não foi fácil, pois como mencionei anteriormente havia chovido e a trilha estava bem escorregadia. Mas conseguimos chegar na famosa Cachoeira da Fumaça, considerada a maior cachoeira do Brasil em queda livre. O vento espalhava as águas de sua queda ao mesmo tempo que as levava pra cima, formando uma cortina que parece uma fumaça. Lá do topo tirei algumas das mais bonitas fotos da região!

IMG_2545 IMG_2548 IMG_2550

IMG_2678

IMG_2559

Do Vale do Capão existem várias opções de trilhas e travessias. Optamos no dia seguinte por um dia de treeking mais forte para contemplar as paisagens da Chapada dentro do Vale antes de irmos em direção à Igatu, mas sempre com opções de banho de cachoeira no caminho.

Não optei pelo Trekking no Vale do Pati, pois queria fazer outros passeios, mas para quem se interessa é considerado um dos trekkings mais lindos d Brasil, pois fica no coração do Parque Nacional, ele costuma levar uns 3 dias e a hospedagem pode ser ou acampando ou em moradias de habitantes locais.

Uma alternativa ao Vale do Pati, é a travessia Capão-Guiné, uma caminhada de 20km de nível difícil pois conta com aclives durante o caminho. É também uma das belas trilhas da Chapada Diamantina e grande parte da trilha cruza os belos campos de altitude dos “Gerais do Vieira” e “Gerais do Rio Preto”, de onde se tem uma vista única do Vale do Pati, considerado um dos vales mais belos do Brasil.

Essas duas são duas trilhas mais famosas da região quando se sai do Vale do Capão, mas certamente existem outras para se explorar.

IMG_2566 IMG_2568

IMG_2774 IMG_2770 IMG_2759 IMG_2787

Fim do dia e eu estava destruída fisicamente, mas a energia e a mente estavam revigoradas! A próxima parada seria Igatu!!

Se você quiser ver a primeira parte da viagem, clique aqui: Plano de voo – Chapada Diamantina parte 1

Os links da reportagem do Globo Reporter são esses:

Cachoeira do Buracão

Chapada Diamantina – cemitério bizantino

Parafina e fogo no Vale do Capão

Aguardem a parte 3!!!

Beijos 🙂

Anúncios

2 comentários sobre “Plano de voo: Chapada Diamantina – parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s