Caminho errado também é caminho

Quantos erros ao longo da vida não cometemos? Acordei pensando nisso hoje e resolvi escrever um pouco pra vocês. Errar nada mais é um reflexo da nossa maturidade em determinado momento, o que significa que errar seja algo temporário. Não é nosso destino, sendo que é na estrada dos erros que nós chegamos aos acertos.

Quem nunca fez uma escolha errada que atire a primeira pedra! Quantas vezes errei ao falar algo que não devia, brigar por algo que não valia a pena, perder a paciência sem motivos, amar quem não devia…mas fazer o quê né?! No momento da escolha nossa maturidade nos leva a cometermos esses deslizes que querendo ou não vão moldando nossa essência e construindo uma pessoa melhor a cada dia.

O universo vem e coloca várias oportunidades na sua cara, aí a gente resolve: aceitar o empregozinho que não te faz crescer, se satisfazer com migalhinhas, estar com alguém que não te dá a mínima, se sujeitar a milhares de coisas que não condizem com seus valores, se contentar com uma vida mais ou menos que certamente você nunca sonhou…tudo isso é seguir por caminhos que no primeiro momento não vou fazer você evoluir como pessoa (mas isso a gente só aprende depois de fazer essas primeiras escolhas). Minha mãe sempre me disse que a vida vem e tá alguns caminhos, aí você escolhe algum que é “sem saída”, erra, tudo bem, a vida vem e te dá outra chance de aprender, enquanto não fizer a escolha certa, você vai quebrar a cara, até acertar. É incrível como é assim mesmo, a gente pode errar uma, duas, três vezes, a vida vai fazendo círculos até a gente aprender.

Só quem já errou muito tem a maturidade para acertar com clareza uma hora. Os erros podem acontecer, e vão acontecer ao longo da vida, mas justamente está aí a graça de viver, a graça de pertencer a um universo dinâmico, onde não existe um destino, existem escolhas.

Uma hora ou outra a gente começa a prever algumas coisas, ser mais prudente com outras, arriscar quando se pode arriscar. Aprende que toda a ação vem com uma reação, conhece os reflexos da vida, as dificuldades a serem enfrentadas. Isso se chama EXPERIÊNCIA. E ao longo das escolhas, elas vão sendo cada vez mais bem pensadas e tudo tende a ir ficando mais fácil, mais claro, mais visível.

Só quem já se viu e viveu situações mais difíceis tem a capacidade de sentir empatia e compreensão pela fase de vida do outro e consegue ajudá-lo de verdade a iluminar seu caminho. Saber que estamos no mesmo nível, de igual para igual nessa batalha do dia a dia, apenas em momentos uns mais e outros nem tanto inspirados. Ganhar dinheiro ou dar certo na vida nunca significou grandeza de caráter, mas quando é através do caráter que se ganha seu sustento, isso sim é valioso! Somar-se aos outros ao redor para multiplicar os ganhos para todo mundo. Isso tudo se chama HUMILDADE.

Quem me conhece sabe que eu sempre uso a palavra EVOLUÇÃO. Sim, pois acredito que estamos nessa vida para sermos indivíduos melhores. E vamos ser sinceros, a gente não consegue evoluir quando tudo está as mil maravilhas. Infelizmente o ser humano tem dessa de aprender com a dor. Dona Clara (olha minha mãe aí de novo) também é dessas de falar que “ou aprendemos na dor ou no amor”, mas algo dentro da gente acaba fazendo a gente escolher pela primeira opção. Você precisa estar na merda, desculpa o termo, para levantar a bunda da cadeira e ir atrás dos seus projetos.

As nossas escolhas, os nosso caminhos são e serão sempre nossos. Certa vez li que “caminho errado também é caminho”. As vezes eles são errados, as vezes aumentam o tempo da nossa estrada, mas de um jeito ou outro sempre temos a oportunidade de ajustar nossa rota!

Boa semana a todos!

Por Alyne Korukian Freiberg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s